sexta-feira, 21 de maio de 2010

O medo de perder minha filha (Parte II)

... Eu estava tão triste que nem tinha coragem de falar nada. Já entrei no consultório chorando com medo de confirmar o que a dra. tinha diagnosticado. Notando minha aflição o médico perguntou:

-Por que está chorando???
-Vou perder meu bebê...
-Quem disse isso?
-Minha médica.
-Olha Suzi eu não posso falar nada agora, tenho que ver seus exames; pra saber o que está acontecendo.

Entreguei a pasta com meus exames e ulta-sonografias. Ele abriu, olhou o que tinha e perguntou:

-Só trouxe esses?
-São todos os exames que fiz!

O médico me explicou que faltava uma série de exames que eu já deveria ter feito e perguntou o motivo de não ter feito ainda. Falou das vacinas anti-tetânicas, pressão, e muita coisa que eu nem sabia que uma gestante precisava! A médica que me atendia nunca tinha aferido minha pressão, nem solicitou esses exames: HIV, Sífilis, Glicose... Nem nunca tinha me dito que precisava tomar vacina...
Ele mediu minha altura, peso, perguntou da minha vida desde o nascimento até o dia anterior; olhou as ultra-sonografias, passou outra para comparar e  solicitou os exames que me faltava fazer. Então minha tia tomou coragem e perguntou:

-Dr. quais são as chances dela perder o bebê? (eu gelei de medo)
-As mesmas chances qeu tenho de que esse teto desabe agora! -respondeu sorrindo- Por que vc acha que vai perder seu bebê?

Contei sobre minha consulta há 3 dias, e ele ouviu atencioso. Com paciência de um pai ele me esclareceu:
-Suzi vc mede 1,63m; é sua primeira gestação, entendo sua aflição mas essa médica deveria ser processada! Você não vai perder seu bebê. Como vc vai ter 20cm de útero se vc tem estatura baixa? E outra coisa vc acabou de completar quatro meses! Ou essa médica está muito equivocada, ou eu não sei o que dizer sobre ela... Está tudo bem com vc e o bebê: desenvolvimento normal; tamanho, peso, está tudo ok! Agora vc tem que fazer esses exames que faltam e procurar um médico do seu convênio para contunuar o Pré-natal (ele estava me atendendo em uma policlínica, e não atendia particular pelo meu convênio). Ele me passou tudo o qeu eu deveria fazer para ter uma gestação tranquila, deixou telefones para contato caso eu precisasse, e me trouxe o que eu masi precisava naquele momento! A certeza de que estava tudo bem comigo e com minha filha! Depois, uma outra cliente médica me indicou uma obstetra amiga dela que me acompanhou durante o restante da gestação. A dra. Marta.
Continuei o acompanhamento direitinho, e tudo correu bem. Com alguns contratempos mas bem!

#Pena que por estar tão aflita eu não consiga me lembrar o nome do médico que me trouxe tanto alívio... Mas que Deus o abençõe muito por todo o bem qeu me fez!#

O medo de perder minha filha (Parte I)

Ainda lembro da ansiedade que eu sentia quando estava grávida. Tudo era motivo pra me deixar preocupada... Desde o enxoval, até os cuidados que eu teria com um ser tão pequeno e dependente. Acho que minha obstetra ficou tonta de tanta pergunta que eu fazia #oi dra. Marta#... Cada consulta era uma lista que eu levava com minhas dúvidas e opniões, e  ela sempre paciente (ops... a paciente era eu rsrsrs)esclarecia tudo!
Quando fiz o exame confirmando a gestação, fui a uma ginecologista/obstetra pedir que passasse a requisição, o consultório simples, numa casa com arquitetura antiga e rua tranquila me deram a sensação de conforto, após a confirmação decidi fazer meu Pré-natal com ela.
Eu já contei a qui que uma prima escondeu que estava grávida por cinco meses??? E ficou sem acompanhamento médico... Depois conto melhor essa história! Foi uns2 anos antes de minha gravidez e eu não quiz de jeito algum esconder, fui logo anunciando, procurando médico, pronta para que tudo corresse bem e uma gravidez tranquila; pena que não foi bem assim.
A Médica que me atendeu tinha entre 40 e 50 anos (não era nenhuma jovenzinha inesperiente... #sem preconceito#), um ar sério, e por ficar próximo ao meu trabalho, ficava mais fácil ir às consultas sem ter que faltar, então isso também pesou na decisão de ser acompanhada por ela.
Nas consultas ela perguntava se eu estava enjoando, coisa do tipo... Receitou Dramin B6, pois eu realmente estava numa fase em que não aguentava sentir cheiro de comida... andar de ônibus... Foi o que me segurou!
 foi solicitada quando eu tinha (segundo ela)18 semanas, próximo de completar 5 meses. Como em todas as consultas eu tinha ido sozinha, dessa vez não foi diferente... Ao chegar minha vez; entro no consutório, conversamos sobre a gestação; ela pediu pra eu deitar na maca; mediu a barriga de novo e auscultou os batimentos cardíacos do bebê...
Com uma cara mais séria e fria que a de costume ela falou:

"-Olhe minha filha, vc está com uma gestação de risco pois o seu útero não está crescendo o suficiente para acomodar o bebê.
-Como assim doutora??? Eu posso perder o bebê?
-Pode (respondeu seca)! Vc vai completar 5 meses em 10 a 15 dias e seu útero deveria estar com 20cm no mínimo, e está com apena 11. É humanamente impossível que seu útero cresca 9cm em menos de 15 dias. O bebê vai ficar sem espaço para se desenvolver e é bem provável que vc sofra um aborto espontâneo... #nunca vou esquecer esse diálogo#
-Mas doutora... O que eu faço? (perguntei já chorando, deseperada)
-Agora é só esperar..."

Saí do consultório desnorteada; era meu dia de folga e nem dava pra ir ao trabalho, pois estava fechado... Peguei o ônibus e voltei pra casa. Juro que nem lembro como cheguei... Um moto-taxista me viu chorando muito e me levou até em casa. Contei o que tinha acontecido e só conseguia chorar, pensando que tudo o que eu queria era que fosse mentira, que fosse um sonho! Passei duas noites sem dormir e faltei ao trabalho na terça.
Meu padrinho (dono da empresa) ligou pra saber pq eu tinha faltado e eu contei sobre a consulta aos prantos. Ela, que ajudou a me criar ficou preocupadíssimo e pediu pra me acalmar; em seguida minhas primas ligaram, minha mãe, todos me pedindo calma, pois eu não poderia ficar tão nervosa afinal estava grávida.
Algumas horas depois meu padrinho ligou novamente; tinha falado com uma cliente que é enfermeira e contou meu caso. Ela ficou indignada, pois jamais a médica deveria dar essa notícia sabendo que eu estava sozinha; e me pediu que fosse ao trabalho no dia seguinte (uma quarta-feira) que ela mesma me levaria a um médico amigo dela. Marcamos de nos encontrar no meu trabalho e de lá fomos ao consultório, que ficava num bairro próximo. Uma tia me acompanhou.

(continua)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

E a chupeta??? O que fazer?

Eu vi uma reportagem domingo no Fantástico que muito chamou minha atenção.
Falava sobre o uso de chupetas e mamadeiras: Que esses ítens e mais alguns outros de plástico possuem um material tóxico e nocivo ao ser humano, principalmete aos bebês.
Na reportagem mostravam que no fundo dos produtos feitos com plástico têm um triângulo com um número qeu vai de 1 a 7. Se esse número for 7: Cuidado! Este objeto é feito com material tóxico.
O que fazer???
Ao contrário do que nos é muitas vezes ensinado; nunca esterilize a mamadeira (chupeta ou utensílio de plástico) com água fervente. Água fria e sabão bastam para a limpeza sem liberar tais substâncias. 
Mas isso vale apenas para os objetos que vc encontrar o numero 7 dentro do triângulo.
Estou repassando a informação para que nós mães evitemos cometer erros por falta de conhecimento.

Beijocas mil